industria40A Quarta Revolução Industrial não se trata de robôs humanoides, mas sim de sistemas integrados que analisam as variáveis presentes no processo de fabricação e identificam potenciais situações de risco, comunicando aos gestores ou realizando intervenções diretas. Apesar da tecnologia que envolve o conceito de indústria 4.0, a simplicidade é a base para uma empresa aderir ao conceito de forma satisfatória.

Quero inserir a minha empresa na indústria 4.0, o que devo fazer?

1º Enxugue! Antes de digitalizar os processos, avalie a situação da empresa para adotar práticas gerenciais pra reduzir desperdícios.

2º Qualifique sua equipe! As tecnologias da indústria 4.0 exigem profissionais especializados. Estimule a criatividade e o empreendedorismo.

3º Simplifique os processos! Inicialmente adote medidas simples e de baixo custo, como computador em nuvem e internet das coisas para ter ganhos rápidos e se preparar para os próximos passos.

4º Inove! Invista em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de implantar fábricas inteligentes, flexíveis e ágeis, aptas para personalização da produção em massa.

Leia mais sobre o assunto na Edição Especial Exame “Como construir o Brasil 4.0” (edição 1162 – 30/05/2018).

ass