Diversos

9º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU

objetivos_onuFalar em desenvolvimento sustentável é falar em encontrar maneiras de garantir o sustento das gerações atuais, sem que isso comprometa o meio ambiente e as necessidades das gerações futuras.

Sem dúvidas, encontrar caminhos para colocar essa ideia em prática não é tarefa fácil. É por isso que a ONU reuniu em 2015, mais de 150 líderes mundiais que adotaram formalmente uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, incluindo temas como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais, são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. São 17 Objetivos que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Você já ouviu falar do Objetivo nº9? Ele trata da construção de infraestruturas resilientes, promoção da industrialização inclusiva e sustentável e fomentação da inovação.

Investimentos em infraestrutura e inovação são indutores cruciais do crescimento econômico e do desenvolvimento. Com mais da metade da população global agora vivendo em cidades, transportes de massa e energias renováveis são cada vez mais importantes, assim como o crescimento de novas indústrias e tecnologias de comunicação e informação.

O progresso tecnológico é chave para encontrarmos soluções definitivas para desafios econômicos e ambientais, assim como gerar novos empregos e promover a eficiência energética. Promover indústrias sustentáveis e investir em pesquisa científica e inovação são formas importantes de facilitar o desenvolvimento sustentável.

ass

%d bloggers like this: