Indústria 4.0

Indústria 4.0: principais desafios para os gestores

quartarevolucaoDesde 2011 a Alemanha estuda e procura implementar uma nova lógica industrial — que agora já se espalhou por diversos países, alterando cadeias produtivas, gastos e resultados. Os desafios na indústria 4.0 são vários, mas o Brasil precisa se estruturar urgentemente para acompanhar a revolução.

Conheça os principais desafios para os gestores na implementação da Indústria 4.0:
▫ Investimento e Adaptação – A indústria 4.0 exige um investimento tecnológico e uma conectividade sem precedentes. O chão de fábrica precisa ser inteiramente repensado. A Internet das Coisas só faz sentido industrial em um ambiente com conexão ampla, constante, robusta e veloz. Além da instalação de uma rede local potente, o maquinário precisa ser adaptado para a conexão, o processamento de comandos e a captação e o envio de dados. Em alguns casos, a instalação de sensores pode bastar. Em outros, a única solução é a troca de equipamentos.

▫ Flexibilidade e descentralização – A indústria agora é capaz de criar produtos personalizados, gerando variações estéticas ou funcionais, sem precisar de ajustes nos equipamentos ou investir em moldes específicos para isso. A chamada manufatura avançada e a impressão 3D trazem a produção para a customização que o mercado atual exige. Para usar a potencialidade de recursos como esses, é preciso estar atento às vendas, às oscilações de preço e à disponibilidade da matéria-prima de cada produto, tomando decisões para curto e médio prazo.

▫ Segurança e privacidade – Máquinas, produtos, dados e sistemas operacionais conectados em rede: o potencial da indústria 4.0 é enorme. No entanto, é importante citar um grande desafio: a segurança virtual. Ao fazer a transição, um gestor precisa tomar todas as medidas cabíveis para assegurar que não está colocando os dados e equipamentos da empresa à mercê de pessoas mal intencionadas.

▫ Relação homem-máquina – Os funcionários precisam de treinamento e entendimento das mudanças operacionais para realizar funções tanto administrativas quanto no chão de fábrica. Quando há pouca familiaridade com informática e o mundo digital, o desafio se torna ainda maior. Embora muitos processos se tornem realmente automatizados e a dependência de supervisão humana diminua significativamente, ela não é eliminada.

Quer que a sua empresa acompanhe os novos tempos e crie uma vantagem competitiva sobre a concorrência? Comece hoje mesmo o processo de transição para a indústria do futuro!

ass

%d bloggers like this: