Inteligência Artificial

Por que as empresas precisam adotar a IA o quanto antes?

iaA inteligência artificial (IA) é o termo utilizado para inteligência simulada em máquinas. Essas máquinas são programadas para “pensar” como um humano e imitar a maneira como nós agimos. A característica fundamental da IA é a sua capacidade de racionalizar e tomar decisões que tenham a meta de alcançar um objetivo em comum, embora o termo possa ser aplicado a qualquer máquina que exiba traços associados à mente humana, como aprender e resolver problemas.

Algumas empresas, como os grandes bancos e marcas como Pfizer e empresas de tecnologia, passaram a utilizar a inteligência artificial no nível corporativo. Com isso, estão aumentando sua eficiência operacional, agilizando a tomada de decisões e inovando em novos produtos e serviços. Já muitas outras empresas, ainda não começaram essa adoção, provavelmente estão aguardando a especialização em IA e que essa tecnologia esteja mais acessível.

A adoção de IA tem sido progressiva. 47% das empresas incorporaram ao menos uma função de IA em seus negócios – eram apenas 20% em 2017 – e 30% afirmam que estão conduzindo testes a esse respeito. No entanto, ainda há muitas oportunidades para uso de IA em áreas diversas das empresas. Somente 21% das companhias afirmam usar essas capacidades em várias partes da organização.

Existem diversos motivos para aplicar a inteligência artificial nas organizações. Entre as vantagens, estão a maior eficiência, a possibilidade de automatizar processos e, consequentemente, o aumento na velocidade de conclusão de tarefas. Além disso percebe-se a redução de custos operacionais, maior segurança e atendimento automatizado ao cliente.

Achou o tema interessante? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a compreenderem o assunto!

ass

%d bloggers like this: