Inteligência Artificial

Rosto criado por inteligência artificial e reconhecimento facial: o futuro que já chegou.

0 7Ccy5dtZLcXz4Hq1A inteligência artificial (IA) pode criar imagens extremamente realistas, ajudando a indústria cinematográfica e de games. Com o uso da tecnologia, já se provou que é possível criar com incrível detalhamento, pessoas e animais que não existem. Por isso, é difícil distinguir o mundo real e o que foi desenvolvido artificialmente.

Além do entretenimento, a IA pode contribuir significativamente em áreas diversas e em vários segmentos de negócios. Nesse aspecto, estamos falando do reconhecimento facial, um assunto que desperta muito interesse e curiosidade sobre suas possibilidades.

Imagina se fosse possível capturar a foto de um rosto e que combinasse o reconhecimento do mesmo e, ao mesmo tempo, conseguisse analisar suas emoções? Isso já existe? Sim! Estamos falando da utilização de algoritmos de Inteligência Artificial para fazer o reconhecimento facial e ao mesmo tempo fazer a “análise da emoção” que na literatura também é tratada como “Computação Afetiva”. Essa combinação de alta “octanagem” da IA está dando o que falar no mercado mundial e começa a ser utilizada em diversas aplicações inovadoras em vários segmentos de negócios.

Business Woman with Various Personality, Character and Emotional Expressions

​A seguir destaco algumas aplicações inovadoras do reconhecimento facial:

Segurança: na China, a polícia com ajuda de empresas de IA, estão utilizando tecnologias avançadas para identificar e prender suspeitos antes deles cometerem atos criminosos.

Varejo: várias aplicações inovadoras vão surgir no mercado varejista alavancadas pela tecnologia de reconhecimento facial. Entre elas destaco a da “vitrine eletrônica” que propicia conhecimento de “data analytics” para estimular as vendas no varejo.

Dispositivos móveis: em breve, a face de uma pessoa será a “chave” para acessar todos dispositivos e não será mais necessário usar as senhas convencionais.

Seleção de candidatos para trabalho: a Unilever, do segmento de alimentos & bebidas, está inovando na seleção de candidatos a vagas de trabalho e já começou a usar a IA para análise das características faciais dos candidatos de vagas de trabalho na corporação.

Quer saber mais sobre as inovações da IA? Não deixe de acompanhar o meu blog. Até a próxima!

ass

%d bloggers like this: