inovacaoÉ comum que as palavras inovação e tecnologia sejam associadas uma a outra com frequência. E com o ritmo acelerado de mudança que vivemos atualmente, acabamos ouvindo todos os dias algo sobre novas empresas ou tecnologias ditas inovadoras e revolucionárias. De fato, essas palavras caminham juntas, mas não precisam estar de mãos dadas o tempo todo.

Uma nova tecnologia pode ser criada por meio de uma inovação — por exemplo, quando surgiu a transmissão por fibra ótica. Além disso, uma tecnologia pode ser usada para o surgimento de uma inovação, como softwares utilizados para experimentos de uma melhoria. Embora hoje em dia inovação e tecnologia estejam muito ligadas, é preciso ressaltar que inovar em si não necessita apenas de alta capacidade tecnológica, já que aspectos como pesquisa, trabalho colaborativo e demanda de mercado também são importantes na inovação.

“A tecnologia pela tecnologia, pura e simplesmente, não nos leva a lugar algum.”

A tecnologia, consiste em um meio para que se alcance um determinado objetivo ou se resolva um problema. Somente após compreender o desafio a ser realizado a tecnologia entra como meio para facilitar a solução, seja tornando o processo mais ágil, mais barato, ou trazendo outros benefícios para quem a utiliza.

É preciso que fique claro que inovação não é a tecnologia em si, está no campo das ideias e a forma como você aplica a tecnologia. Além disso, a inovação precisa gerar ganhos para quem usa.

“A inovação só é inovação se ela for capaz de gerar valor que atenda a real necessidade de um segmento ou grupo de pessoas.”

A inovação não é fruto do acaso e nem somente de insights isolados, mas sim resultado de uma intencionalidade. Nesse sentido, se uma empresa, por exemplo, deseja obter vantagens competitivas e se destacar no mercado em que atua, deve criar as bases para que a inovação se desenvolva dentro da organização. Para isso, precisa investir em tecnologia que de fato torne o trabalho de inovar mais ágil, criativo e com potencial de resultado.

Inovação não é só tecnologia: é pensar e agir diferente.

ass