Tecnologia

Manutenção preditiva: enorme vantagem econômica para as indústrias.

manutencaopreditivaA manutenção preditiva não é algo novo, mas atualmente, com os avanços tecnológicos, pode resultar em economias significativas para as indústrias. Há um enorme incentivo para investir em soluções de manutenção preditiva devido ao seu impacto positivo na eficiência operacional, com influência significativa no resultado final.

Esse método ou procedimento que compõe a manutenção, tem a finalidade de apontar o nível de comprometimento ou desgaste de peças e componentes de máquinas e equipamentos. Também podemos definir como o processo de análise das condições de desgastes de máquinas e equipamentos, realizado através de diagnósticos periódicos. É uma filosofia corporativa de redução de danos ao maquinário.

Uma grande vantagem da manutenção preditiva, é que possibilita a manutenção de equipamentos com base no desgaste real em vez de baseadas em visitas de serviço programadas. Evita-se assim a possibilidade de inatividade da planta operacional. As máquinas no chão de fábrica conectadas podem até enviar informações sobre seu próprio desempenho e enviar solicitações de suas próprias peças de reposição, o que levará um técnico de campo para executar o serviço. Uma versão mais avançada da manutenção preditiva pode até usar algoritmos baseados em Big Data para prever falhas futuras em equipamentos.

Apesar dos benefícios financeiros e do consenso de que a manutenção preditiva tem um forte retorno, há obstáculos tecnológicos no caminho. Mesmo assim, manutenção preditiva é uma parte essencial da indústria do futuro. As indústrias que automatizam os processos de manufatura e também a manutenção podem se beneficiar de uma enorme vantagem econômica ao elevar sua indústria a um novo nível de eficiência.

ass

%d bloggers like this: