mitos_industria_40A 4ª revolução industrial trouxe à tona uma série de questões sobre agregar novas tecnologias aos sistemas de produção. À medida que essa revolução é discutida no mundo, vários mitos acabam surgindo e podem inibir o potencial transformador desta nova era da produção. É muito importante acabar com esses mitos para acelerar a adoção e a integração das soluções da Indústria 4.0.

“A Indústria 4.0 causará desemprego generalizado”
A 4ª revolução industrial é frequentemente associada a robôs e algoritmos inteligentes capazes de assumir as tarefas de humanos, criando fábricas onde os humanos não são mais necessários. Embora saibamos que as tarefas repetitivas vão diminuir, relatórios recentes apresentam uma perspectiva mais positiva para a força de trabalho. Não só haverá mais empregos, como as novas vagas também serão mais atrativas.

“A tecnologia é cara demais”
A vantagem dessa tecnologia é que ela pode fazer muito sem que seja necessário “levar uma empresa à falência”. Com uma combinação de dados coletados pela internet das coisas, uma empresa pode fazer análises e se tornar muito mais eficiente e ágil. Mesmo quando consideramos investimentos mais robustos, como em robótica avançada, o custo/benefício permanece a favor da inovação.

“Empresas devem abrir mão do lucro para ter sustentabilidade”
Sustentabilidade é muito mais do que plantar árvores. Precisamos pensar em sustentabilidade de forma a contribuir positivamente para a força de trabalho, para a sociedade em geral e o meio ambiente.

Para muitos empresários, ser sustentável é uma estratégia de marketing ou que a empresa vai abrir mão do lucro para ser sustentável. Essa mentalidade deve mudar. Ser sustentável não exige grandes mudanças. A instalação de controles inteligentes de iluminação, por exemplo, pode economizar mais de 40% de energia.

“A revolução industrial pode ser aplicada apenas em multinacionais”
Existe um entendimento comum de que apenas multinacionais em mercados desenvolvidos podem implantar a Indústria 4.0. E isso não é verdade.

O desconhecimento sobre o assunto é hoje o principal obstáculo à inserção do pequeno empresário na Indústria 4.0. O custo da tecnologia está baixo e o acesso aos métodos está facilitado. Por isso, é preciso desmitificar os conceitos e mostrar que a Indústria 4.0 é uma oportunidade principalmente para as pequenas se tornarem mais produtivas.

ass