etica_digitalEthos significa costume e hábito, e a maneira como devemos viver. A própria sociedade define o que é certo ou errado em alguma circunstância, porque temos um senso moral interior que nos rege como espécie.

A ética digital é o sistema de valores e princípios adotados por uma empresa na condução de interações digitais entre empresas, pessoas e coisas. Ela está no centro, entre as exigências legais, do que pode ser possibilitado pela tecnologia digital, do que é moralmente desejável.

Como a ética digital não é exigida por lei, ela depende amplamente de como cada organização estabelece, individualmente, seus parâmetros de inovação e define como serão usados os dados de seus clientes e funcionários.

Muitos consideram que a tecnologia está avançando rápido demais e pode se tornar uma ameaça. Um caso seria a substituição de muitos profissionais pela máquina. Outros entendem que ela é necessária e faz parte de um processo natural. O que não podemos ser é ingênuos ao achar que seus impactos serão só negativos ou só positivos.

Acredito que a inovação digital é a melhor alternativa na busca por um mundo mais equilibrado, justo e ecologicamente sustentável. Ela reduz custos em muitas operações, otimiza trabalhos e reduz impacto físico no planeta. Porém, ao lado dos benefícios trazidos por essa inovação, há também um maior risco de comprometimento da ética e de quebra da confiança humana. Como exemplos temos problemas relacionados a privacidade, a propriedade intelectual, a e-democracy, governança da internet, guerra cibernética, ciberterrorismo e crimes digitais.

A verdade é que a incapacidade de avaliar adequadamente as considerações da ética de dados, colocará a reputação das empresas em risco significativo na economia digital. Em uma sociedade cada vez mais hiper conectada e com densidade de dados cada vez maior, o uso e gerenciamento ético de dados de funcionários e clientes, será essencial para a sobrevivência de uma empresa.

Ainda muito deve ser discutido sobre o assunto. Aguarde as próximas postagens sobre ética digital. Até lá!

ass