mimimiO filme O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, o sexto da franquia, estreou no Brasil. Mas nem todo mundo gostou da novidade. Em laboratórios da Universidade de Cambridge, do Facebook e da Amazon, pesquisadores ficaram irritados. Eles temem que o filme leve o público a se enganar sobre os verdadeiros perigos da inteligência artificial (IA). Sério isso?

Para o cientista Yoshua Bengio – pioneiro no desenvolvimento da IA – o filme cria uma imagem que não é coerente com o atual entendimento que se tem sobre como os sistemas de IA funcionam no presente e no futuro próximo. Segundo ele, estamos muito longe de sistemas de IA superinteligentes e pode haver alguns obstáculos muito grandes para ir muito além da inteligência humana.

O pesquisador Neil Lawrence, que ensina machine learning na Universidade de Cambridge, diz que seria mais apropriado chamar boa parte da tecnologia de IA de hoje de “computação e estatística”. Ele afirma que maior parte do que chamamos de IA hoje é o uso de grande capacidade computacional combinada com muitos dados, para selecionar correlações estatísticas.

Os cientistas afirmam que não precisamos esperar pelo futuro para ter uma ideia de possíveis danos causados pela IA. Sistemas de reconhecimento facial já estão sendo usados para encontrar a oprimir minorias na China, robôs estão sendo usados para manipular eleições nos EUA e vídeos de deep fake (vídeos forjados muito realistas) já são comuns hoje em dia.

Para eles, a imprensa precisa parar de tratar a IA como um tipo de descoberta científica que foi encontrada em uma escavação ou encontrada em Marte. Inteligência artificial é apenas uma tecnologia que as pessoas usam para fazer coisas.

Na minha opinião, faz parte do entretenimento extrapolar ou distorcer algumas coisas para ter uma história empolgante, e tudo bem se um robô do futuro que vem matar uma pessoa importante no passado. Claro que temos que esclarecer a brincadeira aos que têm dúvidas.

Aliás, em um filme com viagem no tempo, precisamos mesmo preocupar com o sentido de ficção da série de filmes? Ou eles estão querendo esconder algo?

Sem mimimi, por favor.

ass

<span>%d</span> bloggers like this: