iaMesmo passando muitas vezes despercebida no dia a dia, a inteligência artificial (IA) já é uma realidade que torna se cada vez mais presente em nossas vidas. E, diferente dos filmes de ficção científica, a inteligência artificial está aqui para ajudar, trazendo inovação e aumentando a qualidade de vida e conforto de todos.

Ela está muito mais presente no cotidiano do que você imagina! Vamos listar
cinco exemplos de atividades que utilizam rotineiramente a IA:

Viagens de avião – Você sabia que a maior parte do voo de um avião comercial é conduzida não por uma pessoa, mas por um algoritmo? Na verdade, a participação de um piloto é muito menor do que você imagina, em média menos do que 7 minutos em um voo comercial.

Buscas no Google – Em uma busca no Google você também utiliza sofisticados algoritmos de inteligência artificial. O que começou de forma bem mais simples, hoje é capaz de identificar erros de ortografia ou digitação, completar a sua frase ou sugerir buscas semelhantes, tudo isso usando o conhecimento acumulado nas bilhões de buscas realizadas anteriormente.

Prevenção de fraudes – Se você é cliente de banco, saiba que a prevenção a fraudes é grande campo de aplicação de inteligência artificial. Cada transação realizada é analisada levando em conta dezenas de indicadores e comparada a milhões de transações anteriores, permitindo às instituições detectarem sinais de fraude.

Filtros de spam – Durante um bom tempo, os mecanismos anti-spam não eram muito inteligentes e pouco confiáveis. Mas isso mudou muito, e hoje podemos contar com algoritmos inteligentes que usam inteligência artificial e podem filtrar de forma confiável mais de 99,9% do spam.

Entretenimento – O sistema inteligente aprende as suas preferências, para poder indicar os filmes que você provavelmente irá gostar, com base na sua utilização da plataforma, como é o caso do Netflix, por exemplo.

A verdade é que essa tecnologia só tem contribuído com melhorias na vida das pessoas e também nas empresas. São muitas coisas bacanas que estão sendo aprimoradas com o uso da IA. Portanto, sem paranoias e aproveite!

ass