Indústria 4.0

Uma década de ouro no Brasil, será?

presidente_siemensEm entrevista a EXAME no ano passado, o presidente mundial da Siemens, Joe Kaeser – que atualmente é um dos executivos mais poderosos do mundo – disse que a indústria brasileira pode ter um futuro próspero, uma década de ouro, desde que haja estabilidade política.

Otimista, Kaeser disse que o país poderá se beneficiar das novas tecnologias para dar um salto de produtividade, até porque, segundo ele, não é preciso ter um parque industrial 3.0 para receber os benefícios da indústria 4.0.

Em março do ano passado, Kaeser esteve com o presidente Michel Temer, quando assinou um memorando de entendimento com o governo brasileiro em que afirma que a Siemens investirá até 1 bilhão de euros no Brasil nos próximos cinco anos. A ideia é construir fábricas, investir em educação profissional, em soluções energéticas e nas tecnologias da Quarta Revolução Industrial.

Para ele, o Brasil é um ótimo lugar para investir e a indústria 4.0 tem o potencial de impactar positivamente todos os segmentos. Mas é preciso ter as pessoas certas para fazer isso. Pouco adianta se as pessoas não são treinadas e bem instruídas. Educação é o ponto chave.

Se houver apenas a transferência de mão de obra de outros países, então o país nunca desenvolverá sua capacidade. Precisamos de pessoas treinadas nas universidades aqui. E também treinar os professores. Kaeser acredita que o Brasil poderá ter, sustentando uma estabilidade política, uma década de ouro.

Para o presidente mundial da Siemens, o Brasil não está completamente sem base. Há muito talento aqui. Basta estar atento ao plano de desenvolvimento da infraestrutura e, em seguida, dar um passo de cada vez no mundo industrial.

ass

%d bloggers like this: