digital_twinA era da Indústria 4.0 já começou a dar seus primeiros passos na história e vem impactando de maneira expressiva a rotina das empresas.

Em um cenário tecnológico de intensa mutabilidade, marcado por constantes inovações em todas as áreas, estamos casa vez mais próximos da chamada Transformação Digital. Os processos têm evoluído de maneira cada vez mais rápida e as empresas precisam acompanhar as novidades para garantirem competitividade.

E essa transformação digital permite recursos que podem ir além. Eles são capazes de testar situações reais para prever consequências e possíveis problemas por meio do Digital Twin. Você conhece?

O Digital Twin (gêmeo digital, na tradução para o português) funciona como um espelho daquilo que se deseja testar e inclui software de simulação, internet das coisas, cloud computing, big data, analytics e machine learning. Essa tecnologia cria uma representação virtual de um objeto, processo, espaço físico ou mesmo de toda a empresa.

Segundo o documento Industry 4.0 and the digital twin, da Deloitte University Press, o conceito de Digital Twin pode ser definido como uma evolução do perfil digital, histórico e atual comportamento de um objeto físico ou processo que ajuda otimizar o desempenho dos negócios. Dessa forma, a aplicação do conceito na Indústria 4.0, ou manufatura avançada, pode criar diferentes perfis de evolução dos objetos e fornecer diferentes informações sobre sistemas, ocasionando em tomadas de decisões baseadas no monitoramento inteligente.

A aplicabilidade do Digital Twin é bastante ampla. Hoje, por exemplo, indústrias e empresas que trabalham com produção já se apoiam nos gêmeos digitais para otimizar sua infraestrutura física, criando modelos digitais para cada um dos seus ativos.

Dentre as principais vantagens do gêmeo digital estão a assertividade e a previsibilidade. Isso porque a cópia virtualizada simula condições reais de operação. Com isso, os gestores têm a acesso a resultados reais daquilo que desejam colocar em prática. Confira outros 9 benefícios dessa tecnologia:

1. Otimização de recursos;
2. Aumento da produtividade;
3. Eficiência;
4. Redução de interrupções;
5. Automatização de ações;
6. Planejamento a longo prazo;
7. Aumento da vida útil de ativos;
8. Inovação inteligente;
9. Maior visibilidade do ciclo de vida de produtos, operações ou processos.

A ponte de ligação entre o mundo físico e o virtual, criação do Digital Twin, pode ser realizada de diferentes maneiras, visto que a Indústria inteligente conta com uma série de tecnologias emergentes como a Internet das Coisas, big data, analytics, cloud e softwares de simulação (CAD). No contexto do monitoramento de máquinas, produtos e funcionários conectados dentro de um fabrica, IoT e big data analytics são as tecnologias digitais mais combinadas para a criação do twin.

O Digital Twin é um exemplo claro de como a tecnologia tem caminhado para melhorar ainda mais a vida das pessoas e a eficiência operacional das empresas. Negar essa realidade é perder a oportunidade de colocar a sua empresa em destaque, e certamente não é isso que você deseja.

ass